top of page

Entenda nosso trabalho. Aproprie-se! 

A Buriti realiza diversas atividades ligadas à área socioambiental. Seu coletivo de consultores desenvolve pesquisas, estudos técnicos, planejamento e gestão de programas socioambientais. Alia ciência e tecnologia aos saberes locais, sendo o diálogo a chave do sucesso. A seguir apresentamos um pouco do que já realizamos, confira!

PEA das PCHs Pirapetinga e Pedra do Garrafão 

Em julho de 2015, contratada pela Neoenergia, a Buriti realiza a readequação dos programas de Educação Ambiental e Comunicação Social das Pequenas Centrais Hidrelétricas de Pirapetinga e Pedra do Garrafão, localizadas no Rio Itabapoana, na divisa entre os estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro. A proposta visa resgatar as informações necessárias para desenvolver as etapas finais dos dois programas e tem como norte a inclusão produtiva solidária e sustentável das comunidades presentes nas áreas de interesse do empreendimento. 

Coordenação Socioambiental do Programa de Recuperação Ambiental da Bacia de Jacarepaguá

 

Em parceria com o Consórcio Projel-Urbaniza, a Buriti fez a coordenação das atividades socioambientais do Programa de Recuperação Ambiental da Bacia de Jacarepaguá - Fundação Rio Águas - Prefeitura do Rio de Janeiro, entre os meses de agosto de 2013 e Janeiro de 2015. As atividades deram suporte às obras de melhoria da qualidade ambiental do sistema de rios e lagoas do bairro, uma das metas para a realização dos Jogos Olímpicos 2016, no Rio de Janeiro.

Curso Direito à Cidade e Justiça Ambiental

 

Em parceria com o Consórcio Projel-Lugar, a Buriti planejou e executou o Curso Direito à Cidade e Justiça Ambiental do Programa Saneando Santa Cruz - Fundação Rio Águas - Prefeitura do Rio de Janeiro, oferecido às comunidades dos bairros de Santa Cruz, Paciência e Vala do Sangue, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, entre os meses de abril e setembro de 2014. Como resultado os alunos produziram um vídeo documentário sobre a situação de injustiça socioambiental que vivem os pescadores da Baía de Sepetiba, na Zona Oeste da Cidade do Rio de Janeiro, em meio aos impactos gerados com a instalação de grandes empreendimentos do setor siderúrgico, da indústria bélica e do petróleo na região. Assista aqui o resultado!

 

Oficina "Olhares e percepções: a fotografia como instrumento da Educação Ambiental"

Em julho de 2013, a Buriti realizou a oficina "Olhares e percepções: a fotografia como instrumento da Educação Ambiental" como parte da programação do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes 2013. Como ação formativa, a atividade teve como objetivo trabalhar o recurso à fotografia como instrumento pedagógico em metodologias de Educação Ambiental. Os participantes foram instigados a refletir sobre conceitos e metodologias de pesquisa ação nas quais as fotografias são utilizadas para capturar a impressão mais imediata que as pessoas têm sobre o lugar onde vivem. Assista a reportagem sobre a oficina.
 

PEA Itacaiúnas-Carajás, Pará

Contratada pela Ecology Brasil, a Buriti desenvolveu de julho de 2012 à abril de 2013 o Programa de Educação Ambiental (PEA) da Linha de Transmissão Itacaiúnas-Carajás C3, no sudeste do Pará. Entre as ações realizadas estão os estudos preliminares, articulação com os atores institucionais locais, diagnóstico socioambiental participativo, oficinas de sensibilização ambiental, ações formativas, planos de ação coletivos e eventos socioculturais. As ações desenvolvidas buscaram fortalecer as organizações e redes sociais locais, capacitando os atores a construirem propostas coletivas dentro dos princípios da participação cidadã e economia solidária.

PEA Samuel-Vilhena, Rondônia

Também pela Ecology Brasil, a Buriti desenvolveu em setembro de 2012 a etapa de Oficinas de Educação Ambiental do Programa de Educação Ambiental (PEA) da Linha de Transmissão Samuel Vilhenae em 6 municípios do estado de Rondônia. As oficinas tiveram 

com objetivo oferecer aos atores locais espaços para troca de 

experiências e diálogos sobre práticas socioambientais. 

As ações visaram contribuir para a construção coletiva de iniciativas locais pautadas na transição agroecológica.

 


 

bottom of page